quinta-feira, 26 de abril de 2012

SAERJINHO - Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro

Nos dias 25 e 26 de abril de 2012 tivemos, uma vez mais, a aplicação da prova do SAERJINHO para os alunos das escolas estaduais do Rio de Janeiro.
O Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ) existe desde 2008 e foi criado com o objetivo de promover uma análise do desempenho dos alunos da rede pública do Rio de Janeiro e monitorar o padrão de qualidade do ensino e colaborar com a melhora da qualidade da educação.
O que nos perguntamos é se o SAERJ dará um diagnóstico fiel de como se encontra a educação do nosso estado. Cabe a escola discutir sobre a avaliação, seus objetivos e a quem beneficiará. O que todos concordam, Secretaria de Educação do Estado, educadores e alunos, é que a educação do Rio de Janeiro tem muito que melhorar, e não são avaliações de desempenho que farão isso. 
 A prática educativa deve realizar-se como prática da liberdade, nas palavras do nosso patrono Paulo Freire. Uma educação que faça pensar e não apenas reproduzir ideias e conteúdos é uma dívida  com todos os alunos  não só deste estado, mas em todo o Brasil.

Nenhum comentário: